quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Gran Turismo 6 - Análise Completa


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.
Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.



Hoje farei pra vocês a análise completa de Gran Turismo 6. Este que é um jogão de corrida, não apenas isso, mas um simulador de corrida.

Gran Turismo 6 é um jogo exclusivo do Playstation 3.
Lançado em 6 de dezembro de 2013.
Desenvolvido pela Polyphny Ditgital.
Distribuído pela Sony.

Primeiramente eu quero fazer uma introdução ao Game.

Gran Turismo 6, é um jogo de corrida, mas ele não para por aí. Em seu sangue corre algo mais. Ele é um simulador de corrida. E nesse quesito, o Gran Turismo 6 está muito a frente de outros jogos. 

Mas você pode me perguntar. Marmota Chefe, o que é um simulador de corrida? Ok, Ok, o tio aqui explica. O jogo de simulador de corrida é um jogo que simula tudo, ou tenta chegar ao mais próximo da realidade no que se trata de carro e corridas.

Em Gran Turismo 6 é possível comprar peças para o seu carro e deixá-lo mais potente, mais rápido, com um maior torque, porém, como GT 6 é um simulador, essas mudanças em seu carro trarão consequências, e será preciso mexer na suspensão e deixar o carro mais próximo do chão para aumentar a estabilidade do carro. 

O Bacana do jogo é que você pode mexer em praticamente tudo, rodas, pneus, suspensão, caixa de câmbio, diminuir o peso da carroceria do carro, colocar turbo, nitro, aumentar os cavalos do carro, enfim, é possível fazer tudo, mas é preciso saber mexer o carro.

Algo que eu aconselho é trocar os pneus dos carros, por bons pneus e diminuir o peso da carroceria do carro, além de reforçá-la. 

Além de você poder fazer diversas operações nos carros, há uma quantidade muito variada de pistas. São cerca de 37 pistas, além de 100 traçados diferentes. 

E para completar, são 1200 carros! Isso mesmo, 1200 carros. É carro que não acaba mais. São mais ou menos 50 montadoras. E alguns dos carros apresentados estão em um setor chamado Vision. Neste setor existem carros conceitos que existirão apenas no jogo. Empresas como a Nike, Air Jordan farão carros conceitos para Gran Turismo 6, entretanto serão disponibilizados futuramente em atualizações.

Um outro detalhe que não pode deixar de ser mencionado é que o jogo foi feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Então, logo na introdução aparece um pouco da instituição e o que ela faz. Seu criador, Kazunori Yamauci, CEO da Polyphny Digital e piloto profissional, é grande fã do piloto brasileiro e daí surgiu uma parceria entre as empresas e o jogo.

GRÁFICOS

Os gráficos de Gran Turismo 6 são simplesmente espetaculares. É um jogo que leva o potencial dos gráficos do Playstation 3 ao limite. Se você pensava que não era possível, o pessoal da Polyphony Digital conseguiu fazê-lo.

As pistas são muito bonitas, os detalhes das pistas, do chão e principalmente, os efeitos de luz. Estes efeitos são quase perfeitos, sabe aquela sensação de quando você sai de um túnel muito escuro, e após sair dele, se depara com uma claridade muito forte? E parece que dói o olho após surgir o clarão do Sol? Pois bem, esse efeito de luz está presente.

Em relação aos carros há dois comentários. Em certos modelos o grau de detalhes é assombroso. Desde a carroceria como no interior. Tudo é perfeito e parece que você está vendo um vídeo do carro de verdade, entretanto em outros carros é possível ver o serrilhado. E pior, em outros carros, quando a visão do interior do carro é selecionada, você não consegue ver nada, tudo está preto, não existindo nem um volante. 

VARIEDADE DE CARROS

Gran Turismo 6 apresenta uma vasta lista de carros, são exatos 1207 carros. Nem todos estão disponíveis ainda, pois serão lançados ao longo de algumas atualizações.

São cerca de 50 montadoras, como Ferrari, Bugati, Mercedes, Lotus, BMW, Pagani, menos a Porsche.

Algo que me incomodou em relação aos carros, é o valor de certos modelos, pois chegam a custar 20 milhões de créditos. E para conseguir esse valor correndo e ganhando dinheiro levaria muito tempo. O que foi disponibilizado para isso? Compra de créditos em dinheiro de verdade. Ou seja, foi dificultaram para conseguir adquirir comprar o carro apenas correndo, forçado o jogador a comprar créditos para consegui um único carro. Essa é a famosa indústria mercenária atual de jogos.

Física

A física do jogo é impressionante. Tudo influencia em sua jogabilidade. Por exemplo, em uma pista em que há muitos desníveis você perceberá imediatamente que o carro ficará mais instável na pista, o que dificultará dirigir em velocidades muito altas.

Outro fator interessante do jogo é que a temperatura também causará efeito no carro. E algo muito interessante é que o pneu do carro poderá esquentar, e quando isso ocorre, você perderá o controle do carro. É possível observar o calor das rodas no canto inferior esquerdo.

Como o game funciona

O jogo funciona da seguinte forma. Você começará inicialmente com um Honta fit, e correrá em circuitos simples e fáceis. Para poder correr em outros circuitos e com carros diferentes será necessário tirar a licença, e para isso será necessário fazer 5 provas. O número de provas foi reduzido, antes eram 10.

Para poder ganhar o direito de fazer os testes de licença você precisará ganhar o número mínimo de estrelas que aparece na tela. Essas estrelas você ganha conforme sua colocação nas provas em que você compete.

No começo, ficar em primeiro lugar é muito fácil, mas com o passar do tempo vai ficando mais difícil, e para ganhar algumas estrelas fará você correr diversas vezes na mesma pista.

Você também poderá se descontrair e fazer provas, como o Pausa Para o Café, em que você deverá derrubar um número X de cones para poder completar a prova. Também existe uma missão meio besta, em que você poderá correr na Lua, isso mesmo, na Lua!

Pontos Negativos

O jogo tem pontos negativos, e nem tudo é perfeito. Gran Turismo 6, claramente é um daqueles jogos incompletos, que será terminado ao longo de um ano ou mais, por meio de atualizações. Isso porque ainda não estão presentes todos os carros, certos carros não apresentam o interior, apenas um molde preto. E algo que me chamou muito a atenção foi a falta dos modos endurance, aquelas corridas muito longas. Até o momento, estão disponíveis apenas as corridas de no máximo 20 minutos.

Um outro aspecto que me causou um espanto, e negativo, diga-se de passagem, foi o fato dos danos serem apenas visuais. Ou seja, você pode cansar de bater o carro que não terá problemas. Sua suspensão não ficará alterada, sua dirigibilidade não sofrerá nenhum tipo de avaria, enfim, tudo superficial. Ok ok, isso é normal em jogos de corridas arcade, mas a série de Gran Turismo é considerada como o top do simulador de corrida. Nesse ponto, creio eu, que a Polyphny Digital quis fazer um equilíbrio entre o jogador casual e o jogador altamente experiente nesse tipo de corrida. Entretanto, creio que teria sido interessante colocar as opções "ATIVAR DANO", "DESATIVAR  DANO".

O barulho do carro batendo é muito genérico e feio, parece que você está pegando uma panela e batendo em um latão de lixo.

O som do motor de alguns carros são genéricos, isso porque o ronco de carros de montadoras muito distintas, de carros de anos muito distantes, possuem o mesmo ronco. Mas isso se deve ao fato de existir uma grande variedade de modelos e marcas diferentes.

RESUMO

Gran Turismo 6, é um jogo de corrida excelente. Quem busca a diversão esse jogo é pra você. Quem busca a perfeição na direção, atingir a melhor jogabilidade, colecionar diversos carros, esse jogo ainda é pra você.

GT 6 é muito completo. É muito bom poder correr em diversos circuitos, de diversas formas, a noite, de dia, na terra, de kart, de super máquinas, ou até mesmo com um carro simples. Tudo está presente. E além de tudo, o jogo está totalmente localizado em português.

Nota: 9,0

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga


Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações, nesse caso, não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook.                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário