sábado, 20 de julho de 2013

Bioshock Infinite - Análise Completa


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil. 
Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.

Finalmente trago pra vocês a análise completa do todo poderoso Bioshock Infinite.

O game foi lançado em 26/03/2013 para PC, Playstation 3 e Xbox 360. Produzido pela Irrational Games e distribuído pela 2K Games. O jogo tem suporte para 1 jogador, não tem modo online, e seu gênero é de tiro em primeira pessoa.

Considerações inicias

Bioschock Infinite é um daqueles jogos que você precisa jogar com calma e explorar cada canto do cenário, pois há muitos detalhes e é uma pena passar pelo jogo de forma rápida. Os cenários são incríveis, a trilha sonora é incrível assim como a história é incrível. Com o passar das horas da jogatina a história irá engrenando, apresentando cada vez mais detalhes que prenderão sua atenção a cada instante fazendo com que você sinta vontade de jogar mais e mais até chegar no final do game.

Este não é apenas um jogo de tiro comum, ele foge dos padrões dos jogos de FPS e entra num mundo rico em detalhes. Bioshock Infinite não possui um modo multiplayer, mas nem é preciso, pois o ponto principal é a história, e talvez um modo online poderia não estar a altura da grandiosidade do enredo que foi muito bem construído.

Além de uma história com um enredo muito rico, personagens com profundidades, o jogo apresenta questões que são difíceis de serem abordadas, como questões raciais, de discriminação, e religião. Isso mesmo, religião. Nos primeiros jogos da série a religião era abominada, e apenas a lógica era presente no universo. Em Infinite a religião é constante, sendo apresentada de de forma intensa, em cada canto da cidade, de forma fanática.

História do game

O game se passa no ano de 1912. Você é o investigador Booker Dewitt. Logo no começo do jogo você ouve a frase "traga a garota e quite sua dívida". Essa proposta leva Booker em uma missão para resgatar Elisabeth, que é uma garota meiga, linda, mas que vive prisioneira em uma cidade chamada Columbia. Ela fica presa em uma torre e é constantemente vigiada e protegida pelo pássaro gigante chamado de Songbird.

A história começa com Booker chegando em um farol, que por acaso é o mesmo farol que inicia a jornada em Bioshock, levando a Rapture, entretanto, ao invés de descer ao fundo do mar, Booker subirá aos ares, até a cidade de Columbia que é uma cidade flutuante.

Essa é a história básica do jogo, mais informações que isso trarão Spoiler à gameplay.

Personagens

Booker Dewitt - Ele foi um homem lutou no Massacre de Wonded Knee (esta que foi uma batalha real dos EUA). Após a batalha ele foi tomado pelo sentimento de culpa, por este motivo ele atendeu a um chamado do Padre Witting para ter seus pecados perdoados. Booker acaba desistindo de se batizar por não acreditar que esse simbolismo irá mudar sua vida. A partir desse momento ele se afunda em álcool e apostas. Então, logo no começo do jogo ele recebe a proposta "traga a garota e quite sua dívida". E assim você vê sua missão iniciada.

Elisabeth - Ela é uma garota de 19 anos, linda, meiga, e se parece com uma personagem da Disney. Eu sei que essa comparação já foi feita, mas é que ela realmente é inevitável. Elisabeth cresceu trancafiada em uma torre e foi doutrinada por Comstock para que ela possa herdar seu posto de liderança em Columbia. Elisabeth nasceu e foi apresentada ao povo de Columbia como um milagre. Ela possui poderes para abrir fendas espaciais. Essas fendas só serão abertas quando forem indicadas. Você poderá pedir para Elisabeth abri-las de qualquer lugar desde que visíveis. Essas fendas podem ser para pegar kits médicos, armas, sais, coberturas ou ativar algumas armas que atiram em seus inimigos. Ela possui uma personalidade muito marcante, ela fica emburrada, chateada, mas com o passar do tempo Booker vai se dando bem com Elisabeth e um laço muito grande é criado entre os dois. Elisabeth acompanhará você durante grande parte do game. Ela não é um peso para você. Não há com o que se preocupar com ela, pois sua inteligência artificial é muito boa. Elisabeth nunca morre, e aliás, te ajuda quando você estiver em perigo, te dando sais, armas ou energia.

Zachary Hale Comstock - Comstock administrou a criação da cidade flutuante de Columbia e ficou conhecido como o profeta. Ele criou uma religião, controlando a cidade de forma fanática. Ele fez parecer com que Columbia se parecesse com um paraíso, porém a cidade estava longe de ser um paraíso. Era na verdade uma cidade podre e cheia de problemas internos, com racismo e uma guerra civil rolando solta.

Daisy Fritzroy - Ela trabalhava como governanta de Lady Comstock, mulher de Comstock. Daisy foi acusada de matar Lady Comstock que foi encontrada morta pela governanta. Fritroy conseguiu escapar e criou o Vox Populi, que é um grupo rebelde que luta contra os ideais totalitários e ditatoriais de Comstock. O grupo Vox Populi era composto pelos trabalhadores oprimidos da cidade.

Songbird - É um pássaro gigante, meio orgânico, meio mecânico. Sua função é vigiar Elisabeth na torre. A relação entre os dois gira entre o medo, amor e raiva. Eles se amam, Songbird cuida de Elisabeth, traz os livros e comidas que ela pede, mas ao mesmo tempo não deixa que ela saia da torre. Quando Ela percebe que está sendo mantida presa na torre o sentimento de raiva aparece, mas mesmo assim, o carinho entre os dois existe. O pássaro pouco aparece no game. Ele não é como um Big Daddy dos games anteriores. Ele aparece em alguns momentos e em nenhum momento você irá lutar contra o pássaro.

Cenário

O cenário é rico em detalhes, muito detalhado. A cidade de Columbia é linda. Assim que você chega na cidade é impossível não ficar impressionado com o grandiosismo da cidade. Tudo é lindo, é quase um paraíso. Porém você irá descobrir que a cidade não é tão boa assim. 

Gráficos 

Os gráficos são incríveis ao extremos. Cada ambiente é rico em detalhes, o colorido é incrível. Nesse ponto há uma brutal diferença dos jogos anteriores da série. O clima macabro não existe. Embora haja ambientes que seja escuros e haja um clima mais tenso, ainda assim , o terror foi retirado. Isso é para alguns pode ser bom, mas para outros que gostavam dos primeiros jogos de Bioshock pode ser um ponto para torcer o nariz.

O jogo conta com um estilo mais caricato e colorido.

Os personagens tem expressões faciais meio robóticas, com exceção de Elisabeth. A maioria dos personagens do game são robóticos. 

Trilha sonora

Nesse ponto, o jogo é sensacional. A música acompanha de forma perfeita cada ambiente do game, cada cenário e cada fase a música está presente de forma brilhante, trazendo a emoção precisa em cada instante.

Algo interessante pra se destacar é que o jogo está recheado de Easter Eggs musicais, como por exemplo God Only Knows dos Beach Boys. Você irá encontrar essas músicas em diversos pontos do game. Veja o vídeo abaixo:



Gameplay

A gameplay do jogo gira em torno de 8 a 10 horas. Eu explorei cada canto do jogo, buscando pelas Voxphones, dinheiro e arquivos que complementam a história do game. Em Infinite Elisabeth irá ajudar a contar a história pra você. Booker e Elisabeth se envolverão cada vez mais durante a trama. Os dois personagens crescem durante a gameplay.

O game é fácil, sendo realmente complicado nas duas horas finais com um crédito especial pra última fase que realmente é bem difícil.

Os inimigos são inteligentes e tentam te matar de forma inteligente, se escondendo e atacando de diversas formas. Os inimigos são os soldados, os Patriots que são robôs alterados e que possuem um grande poder de fogo e possuem uma resistência bem grande. E por último os Hany Man, que são é tipo de inimigo mais casca grossa do game.

Você terá um arsenal bem variado de armas, e todas elas são bem detalhadas. Além dos poderes que são adquiridos bebendo os Vigors. Além disso o jogo traz uma novidade que é o Sky Hook. Este que é um gancho que serve para você andar por trilhos espalhados pela cidade. Você pode saltar e acertar os inimigos com um ataque aéreo. Outro detalhe é que esse gancho serve para desferir um ataque corporal no inimigo.

Algo a ser destacado é a a violência gráfica. O sangue jorra adoidado, cabeças explodem, e tudo em exagero.

Pontos negativos

GPS - Nem tudo é flores, e o jogo apresenta uma falha. Para não se perder há uma flecha que te indica o caminho até o objetivo, porém, às vezes, a seta some e você não a vê, ou então ela fica fora do seu campo de visão. Isso acaba irritando um pouco.

Interação com os cidadãos - você irá ver diversos cidadãos em Columbia, mas infelizmente eles só ficam olhando pra você e não conversam e nem interagem com o Booker. E em outros momentos os cidadãos simplesmente ignoram o fato de Booker estar com uma metralhadora, uma doze, um lança granada. Eles só se incomodam com sua presença se você der um tiro ou então se você roubar uma caixa registradora.

Conclusão

O jogo é sensacional. A história é incrível e deve ser jogado até o fim para ver o desfecho que é épico. Este é um jogo que não é interessante ter uma continuação, pois seu final por si só já basta.

Com certeza irá brigar para o título de melhor jogo do ano. Este que é um ano com muitos possíveis candidatos.

Este é um daqueles jogos para se apreciar com calma e aproveitar cada detalhe. E posso dizer que com certeza vale a pena jogar Bioshoc Infinite, pois é um game de FPS que foge dos padrões e possui uma história com um enredo digno de filme de cinema. 

Esse jogo tem o selo Marmota Ouro.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga

Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações, nesse caso,  não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook

Também não deixem de se inscrever no canal da Bragames Brasil no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário