terça-feira, 31 de julho de 2012

DEMO de PES 2013 está disponível na PSN brasileira.



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Uma notícia rápida para vocês. A Demo de PES 2013 estava somente disponível para Xbox 360 e PC desde o dia 25/07. Para a turma do Playstation 3 só era possível baixar o jogo de demonstração se possuísse conta na PSN européia, que foi o meu caso. Porém ainda não havia sido disponibilizado para o Brasil.

Todavia, seus problemas findaram, e agora já é possível fazer o download da demo do game na PSN brasileira. Foi lançado hoje, dia 31 de julho. Então corre lá e faça o download do jogo.

Como eu já havia dito na minha análise da demo, o jogo está muito superior aos seus antecessores, mas ainda tem elementos que necessitam ser corrigidos afim de atingir um grau de excelência e conseguir substituir seu maior concorrente, o tão amado FIFA.


Confirmam a análise completa da demo clicando aqui: ANÁLISE da demo de PES 2013 - confiram!!!!!!




Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nostalgia - F-Zero X para Nintendo 64



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Faz tempo que o Nostalgia não aparece aqui no blog, mas não fiquem tristes e cabisbaixos, cá estou para vos alegrar com mais uma epopeia vivida nos tempos de outrora. 

F-Zero X é a sequência direta do jogo de Nintendo 64, F Zero. O jogo foi produzido e publicado pela Nintendo e lançado no ano de 1998. O game poderia ser jogado sozinho ou com até 4 jogadores simultâneos.

Aqui haviam 30 pilotos e cada qual possuía seu veículo. Estes que ao correrem quebravam a barreira do som. Não havia uma história ou enredo para os corredores. O que valia mesmo era a corrida extremamente veloz e competitiva, pois não só você poderia chegar a 1000 km/h, mas outros corredores o faziam. Não havia espaço para erro.

As pistas eram rápidas e tinham suas armadilhas, como por exemplo, em algumas não haviam paredes, o que exigia mais habilidade para você não ser lançado para fora da corrida, mas ao mesmo tempo essa poderia ser sua estratégia para eliminar os oponentes.

Os gráficos do game eram muito bons, mas alguns veículos pareciam ser genéricos, outros tinham suas características bem marcantes, mas isso não tirava o brilho do jogo.

Quem teve a oportunidade de jogá-lo com certeza sabe do que eu estou falando. A série F-Zero é uma que eu gostaria que a Nintendo voltasse a tratar com carinho para sua atual geração de consoles, no 3DS e no próximo e aguardado Wii-U.

Confiram um vídeo:



Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

The Walking Dead - The Game, para iPad e iPhone - PRIMEIRAS IMPRESSÕES


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.


The Walking Dead: Episode I foi lançado para os dispositivos da Apple na quinta feira dia 26 de julho. Entretanto e infelizmente ainda não está disponível na loja do iTunes brasileiro, por esse motivo eu tive que comprar o jogo na loja uruguaia que aceita o cartão brasileiro. Eu havia dito que era possível comprar pela loja argentina, mas já não é mais possível.

De qualquer forma  eu ainda não joguei o game todo, mas já tive uma boa noção de como ele se desenvolve. E gostei do resultado. Nos 5 primeiros minutos de jogo você aprende a movimentar a câmera deslisando o dedo pela tela. Depois é ensinado a tocar nos objetos que brilham para executar um movimento ou pegar um item. E depois é preciso deslizar o dedo afim de fazer o protagonista do game andar.

A versão que eu estou jogando é para o iPad, e os gráficos são muito, mas muito bons. Chegam quase a ser do mesmo nível que dos consoles ou do computador, muito se deve ao fato da tela do iPad ter uma resolução muito boa.  O jogo é fluído e não travou nenhuma vez. 

Outro ponto interessante é que ao iniciar o jogo há uma mensagem informando que para ter uma melhor experiência seria melhor utilizar um fone de ouvido. Segui o conselho. Funcionou como o esperado. A imersão aumentou muito mais, e a tensão era constante. Ouvir os zumbis gemendo logo no começo foi tenso, mas me agradou muito.

A interação do jogo é semelhante ao que ocorre no Playstation 3, Xbox 360 e PC, mas ao invés de utilizar o controle ou o mouse para apontar e clicar, aqui é o seu dedo.

A história do game todos já devem conhecer, mas a impressão para a versão do iPad é o que eu queria passar. Mas farei minha análise do jogo em breve.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

domingo, 29 de julho de 2012

10.000 visitas! AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Obrigado pelas 10.000 visitas!

O blog começou há apenas três meses, mas já recebeu o carinho de todos os leitores. Obrigado por tudo. E continuem ligados, pois três meses é só o começo. Esse ano ainda tem muita coisa legal pela frente e com certeza eu vou postar no blog.

Tenho planos bem interessantes para trazer para vocês, uma feira para cobrir, e jogos para serem analisados. Não se esqueçam de sempre visitar a página. E claro, divulguem a página para seus amigos gamers, eu costumo postar meus próprios textos, com minhas opiniões. Esse é um blog de gamer feito para gamer.

Então um grande abraço.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Ex-produtora de Assassin's Creed, Jade Raymond diz que os controles de movimentos devem ser melhor integrados nos jogos



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

A ex-produtora de Assassin's Creed, Jade Raymond e uma das responsáveis de Splinter Cell: Blacklista em  entrevista à revista oficial do Xobox do Reino Unido disse que os sensores de movimentos devem ser usados de forma mais integrada aos jogos hardcore.

"Assim como em todo jogo hardcore, eu espero ver aquilo integrado com os jogos de uma forma que os façam melhores. Eu realmente não jogo games de fitness., não me vejo fazendo aquilo".

"Adoraria conseguir olhar ao redor e integrar os movimentos de forma natural. A tecnologia para essas coisas não está aí ainda, mas espero ver em breve", declarou.

Ela comentou algo que eu nunca havia pensado, mostrando o porquê de os jogos que utilizam o kinect e o PS Move fazem sucesso. Para ela, no passado as pessoas tinham o controle com um direcional e apenas um botão, e hoje os controles possuem vários botões cada um para um determinado comando. E essas pessoas que jogavam com um controle mais simples não se adaptaram a nova realidade.

"Qualquer pessoa que usou somente um grande botão vermelho e um bastão direcional não consegue jogar os títulos de hoje", como exemplo clássico citou o Atari.

"Você possui botões principais de face, gatilhos e todos eles fazem coisas diferentes, então obviamente nós nunca conseguiremos atingir uma audiência mais ampla com esses consoles, então o Kinect e outros modos naturais para interagir os jogos são incrivelmente importantes", concluiu.

Muito interessante o ponto de vista dela, pois não vejo o meu pai jogando jogos de videogame hoje em dia, e na época do Atari ele jogava com meu irmão. Mesmo nós gamers precisamos de um certo treino para nos habituarmos a cada jogo que compramos, não é de se duvidar que uma pessoa que tenha jogado apenas no Atari tenha dificuldades.

Daí o fato de os jogos casuais fazerem tanto sucesso, pois não exigem perícia para jogar, é tudo muito intuitivo e fácil de ser executado. 

Concordo com ela em relação a necessidade de haver uma integração melhor com os jogos hardcore, mas ainda falta detalhes e tecnologia para os consoles atuais, mas creio que vem coisa nova pela frente com a próxima geração.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Zumbis clássicos irão retornar em Resident Evil 6


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil

Os famosos zumbis clássicos irão comparecer no novo jogo da franquia da Capcom, Resident Evil 6. Eles ficaram de fora nos dois últimos jogos, mas devido ao apelo junto aos fãs, estão de volta.

O produtor executivo Hiroyuki Kobayashi em entrevista ao site Siliconera disse o seguinte:

"Tentamos responder a todos os pedidos e colocá-los no jogo", disse Kobayashi. "Nós modificamos um pouco, então eles não são os mesmos zumbis que você está esperando." "Quando você os vê pela primeira vez, os zumbis se movem lentamente. Mas, se um deles te alcança ou chega perto, ele tentará atingi-lo com uma arrancada e vai tentar agarrar você. Nós tentamos fazer isso o mais simultâneo possível. Alguns até irão pular em você."

O fato de a Capcom ouvir o clamor dos fãs dará uma nova chance à série retomar aos tempos áureos do game, pois como todos sabem a série Resident Evil antes era conhecida por ser um survival horror de muito respeito, contudo, no meio do caminho, a série se perdeu e começou a navegar nas águas dos jogos de ação.

E pelo fato de haver zumbis com essas características o jogo pode retomar a boa forma do passado. Pelo que foi mostrado na demonstração do jogo, disponível via downloud, o game tem momentos de survivel horror, mas em uma das histórias dos personagens é totalmente um jogo de ação. 

Vamos aguardar e ver o que nos será mostrado.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogo de Cavaleiros do Zodíaco Online tem trailer novo - é de arrepiar



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem fala é o marmota chefe, e hoje tem uma novidade muito legal, na verdade é mais que legal, chega até arrepiar. Pelo menos pra mim que sou um fã da série Cavaleiros do Zodíaco e não vi apenas a saga do Santuário, mas todas as sagas.

O jogo dos Cavaleiros do Zodíaco Online (Saint Seiya Online) será lançado apenas na China e está sendo desenvolvido pela SEGA e pela produtora PerfectWorld e, até o presente momento, nada foi divulgado quanto ao seu lançamento em outros países. O jogo surgirá no mercado chinês no começo de 2013.

Mas eu torço para que seja lançado, porque parece ser mais interessante do que a última versão lançada recentemente para Playstation 3.

Confiram o vídeo:


O trailer é épico como vocês puderam ver, espero que o games também seja. Mesmo que eu veja apenas por vídeos no youtube ainda espero que o jogo seja bom, pois a série merece um jogo de respeito e à altura de sua grandiosidade.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Crysis 3 - vídeo é divulgado, e é MUITO BOM


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

A série Crysis ficou famosa por seus gráficos absurdamente lindos. Primeiramente tinha sido lançado para os PCs e era tão exigente que só os melhores computadores conseguiam rodar os games, mas agora os computadores normais rodam e os consoles também.

Crysis 3 não foge à regra e tem gráficos de encher os olhos, e eu não inventei isso, basta ver o vídeo e ter as mesmas conclusões que eu. Outro detalhe interessante é que o soldado utiliza como arma um arco e flecha, isso mesmo, mas não com qualquer flecha, mas uma daquelas cheia de tecnologia. 

Uma curiosidade para vocês, esse ano na E3 2012, houve uma tendência em vários jogos utilizando da arma arco e flecha.

Enfim, confiram o vídeo:


Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

quinta-feira, 26 de julho de 2012

The Walking Dead The Game foi lançado hoje (26) para iPad e iPhone


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem vos fala é o marmota chefe trazendo uma novidade fresquinha, The Walking Deade The Game foi lançado hoje para iPad e iPhone. Isso mesmo, agora não é preciso jogar esse jogo nos consoles, e se você não os tem e não quer comprar para PC pode comprar para o smartphone da Apple ou seu tablet da mesma empresa da maçã.

Ainda não está disponível para compra na loja do iTunes brasileiro, mas já foi lançado na loja americana e na argentina. Para quem não sabe se você tiver um cartão internacional é possível comprar jogos na loja dos HERMANITOS. Eu ainda não comprei, mas vou comprar. Vou esperar um pouco mais até estar disponível na loja brasileira, caso isso não ocorra irei comprar na argentina mesmo, pois também tenho conta nesta.

O jogo, é claro, foi adaptado para os toques na tela, ou seja, sem mouse ou controles, mas isso é obvio. Outro detalhe é que o jogo custa US$ 4,99 por episódio. Está disponível apenas o primeiro episódio de 5. Ainda restam mais quatro para serem lançados para a loja da Apple.

Quando eu comprar darei minhas impressões e posteriormente farei minha análise.

Até mais, minhas marmotas,

Marmota chefe,

Paulinho Braga

A edição de colecionador de God Of War já tem sua pré venda no México



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Lembram-se de que foi anunciado uma edição super especial de God of War exclusiva para a América Latina? Pois é, no México o site da Sony colocou o Box intitulado de God of War Omega Collection em pré venda. O jogo será vendido ao equivalente de R$ 300, 00, mas ainda não foi divulgado quanto esta edição custará aqui no Brasil.

O kit vem com uma estátua de Kratos e os jogos God of War III, God of War Origins e God of War Collections, estes dois últimos são aquelas compilações de jogos lançados para PS2 e PSP.

É uma edição super bacana e para quem for fã do homem mais raivoso da história vai pensar em comprar. Vamos esperar que o preço não seja muito salgado, mas eu não duvido de nada, pois os jogos aqui no Brasil são super caros.

Como todos já devem saber, mas se não souber, não tem problema, o tio aqui conta pra vocês, o jogo é exclusivo para o Playstation 3.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

IMPERDÍVEL!!!! CRITICAL PATH - é um documentário com Hideo Kojima, Yoshinori Ono, Warren Specto e outros


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Imagine vários produtores famosos dos mundos dos games dando entrevistas. Agora junte tudo isso. Pronto, temos um grande documentário para qualquer fã não botar defeito. E é isso que "Critical Path" nos trás, um documentário com entrevistas de várias dessas personalidades.

O documentário e de graça e pode ser conferido no site oficial de "Critical Path", clique aqui.

O objetivo é coletar a opinião desses gênios que criam arte eletrônico, e eles nos dão seus pontos de vista sob diversos ângulos, como arte, filosofia, psicologia do mundo dos games.

Deem uma conferida, pois realmente vale a pena. Veja algumas das mentes brilhantes que estão no documentário:

Cliff bleszinski - Gears of Wars
Ken Levine - Bio Shok 
Warren Spector - Epic Mickey
Hideo Kojima - Metal Gear
Yoshinori Ono - Street Fighter

Eu não consegui assistir a todos os vídeos ainda, porque são vários, mas confiram se você for um bom gamer.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

ANÁLISE da demo de PES 2013 - confiram!!!!!!



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Hoje, como o anunciado, foi disponibilizado para download o jogo de demonstração de Pro Evolution Soccer 2013. Entretanto ainda não está disponível para o Brasil, pelo que eu ouvi dos rumores, isso ocorrerá apenas no fim do mês. Por isso eu fiz download pela PSN Européia.

Vamos ao jogo. PES 2013 é um bom jogo de futebol, evoluiu muito, pelo menos é o que eu senti jogando. Ainda não está completo e pode haver falhas, mas é normal, pois logo no começo é mostrada uma mensagem nos comunicando sobre isso.

Eu joguei, e fiz minhas anotações entre as partidas e agora vou trazer para todos vocês de forma bem clara do que eu senti.

- O jogo está mais fluído, lembra muito FIFA, mas ainda falta aquele toque especial para conseguir. Há momentos que o jogador corre muito bem, mas em outros a impressão é que ele está amarrado, mesmo na hora de fazer um drible. Precisa ser corrigido.

- Os gráficos estão bons, mas como é versão de demonstração eu sei que vai melhorar com certeza.

- A modelagem dos jogadores está boa. Ronaldinho Gaúcho está parecido, Vagner Love no flamengo está com suas madeixas vermelhas. As expressões faciais durante as comemorações não são boas, mas as cenas em que o jogador reclama de uma falta mostra um certo capricho para com os jogadores até menos conhecidos.

- Algo que eu achei legal foi a torcida, a bateria, está muito legal. Eu não consegui decifrar se era uma torcida genérica ou de algum clube.

- Os jogadores falam entre si, pedem calma, se animam, pedem bola, e isso na língua de cada nacionalidade. Por exemplo, joguei com Santos e Internacional, e os jogadores falavam em português brasileiro. Já quando joguei com Alemanha e Portugal os jogadores falavam em alemão e em português de Portugal. Isso foi uma atenção boa, mas claro, é perfumaria.

- Achei a jogabilidade boa, mas em alguns momentos faltou algum detalhe que não me agradou, aquela cereja em cima do bolo para deixar o jogo muito bom. O domínio de bola está bom. Ficou um pouco mais difícil na hora de executar um passe, pois é necessário mirar exatamente no jogador, não é automático. Mas a bola ao chegar nos pés do jogador chega macia, sem preocupação de perder a bola.

- Gostei das trombadas entre os jogadores. Não estão no nível de FIFA em que até mesmo os jogadores da mesma equipe se trombam, mas aqui estão presentes. Quando fui fazer um gol, logo após a bola entrar e estufar as redes o meu jogador saiu rolando após tropeçar nas pernas do goleiro. Em outra situação eu forcei o choque entre os jogadores e eles se desequilibraram. Mas em FIFA está melhor.

- Não gostei do modo de execução dos dribles, está um pouco aleatório demais. Gostaria de mais precisão, ou então me falte prática.

- Outro detalhe que eu observei é a presença dos técnicos na beira do campo, porém eles eram genéricos, os dois estavam de terno e ambos tinham cabelos brancos. Veja, eu reparei nisso quando estava jogando com Santos e Internacional. Agora pensem, vocês conseguem imaginar o Muricy Ramalho de terno e cabelo branco? Faltou atenção nesse detalhe, mas que ainda pode ser corrigido.

- Mais um ponto que eu espero que corrijam é que alguns jogadores do Brasil foram transferidos para outros clubes, por exemplo no jogo Borges e Elano estão no Santos e o Ronaldinho Gaúcho está no Flamengo, mas é perdoável, tendo em vista as recentes transferência. Entretanto deverá ser corrigido para a próxima demo e depois para o jogo final.

- Gostei das ID Player que dá as características aos jogadores mais famosos, e eu vi na hora em que quase levei um gol de Cristiano Ronaldo e foi claro que a Konami recriou o estilo do craque na hora de bater na bola. Ou até mesmo no jeito de Neymar driblar ou do Ganso ao receber uma bola. Ficou bacana.

- Estão disponíveis para jogar pela Libertadores: Santos, Internacional, Fluminense e Flamengo. E as seleções são Itália, Alemanha, Portugal e Inglaterra.

- Senti falta da narração do jogo, não havia nada, mas claro, é a Demo.

Em suma, o jogo está muito bom, vai dar trabalho para o FIFA 13, mas não vai desbancá-lo de seu trono, ainda faltam detalhes para conseguir uma melhor jogabilidade e maior realidade no jogo. Os gráficos são muito bons, os jogadores são muito bem modelados, os movimentos dos jogadores estão muito parecidos, mas falta o detalhe que a EA Sports conseguiu para a sua franquia.

Nota: 8,5

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

terça-feira, 24 de julho de 2012

Novo vídeo de PES 2013


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Esse é o terceiro vídeo lançado pela Konami de PES 2013. Nesse vídeo será mostrado o ID Player que nada mais é que algumas características marcantes dos jogadores mais famosos. 

Confiram:


Eu achei que ficou muito legal, mas não é isso que tornará o jogo bom, aparentemente isso é perfumaria, pois há muito tempo que os jogos de futebol eletrônicos trazem a característica de alguns jogadores. Me lembro que há muito tempo o estilo do Cristiano Ronaldo já era representado. Ou seja, eles podem ter aperfeiçoado mas não é algo novo.

Eu quero ver mesmo a demo do jogo, e aí sim eu vou poder ter uma melhor perspectiva do que vai ser o jogo, e claro, eu farei direi minhas impressões a respeito.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Trilha sonora de Super Mario Galaxy - OUÇAM


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Recentemente no Café com o Marmota eu fiz uma análise sobre as trilhas sonoras, e eu mencionei algumas que eram sensacionais e  meu amigo Rafael Lebre me lembrou de um grande jogo com uma baita trilha sonora, Super Mario Galaxy. É de arrepiar. A orquestra é demais, e o tema alegre e animado de Mario está presente. Vale a pena conferir e ouvir até o fim.

Realmente foi uma falha minha não ter posto esta trilha sonora. Aliás não só a trilha sonora é boa, mas o jogo em si é Épico. São tantos mundos, tanta coisa pra fazer. Foi um dos jogos que eu mais me diverti e fiquei com raiva, pois tem fases muito muito fases, outras médias, e outras muito difíceis, que passei apenas na sorte. 

Você joga inicialmente com Mario e depois que terminar você poderá jogar com o Luigi, só que não é tudo igual, a jogabilidade é diferente. E nesse ponto, é como se você estivesse jogando um novo game. Outro detalhe é que o jogo é um dos mais bonitos para o console. O jogo é um dos melhor da Nintendo.

É excepcional.

Confiram a música:


Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Metal Gear Solid 3 Snake Eater Trilha Sonora: Tema Principal


E aí, minas marmotas da Bragames Brasil.

Confiram a música principal de Metal Gear Solid 3, é típica de cinema. Vale a pena ouvir até o fim. A orquestra misturada com música eletrônica cria um ar de suspense e de intensidade ao mesmo tempo. Após ouvir essa trilha sonora dá vontade de pegar o jogo e detonar numa tacada só.

Metal Gear Solid 3 foi lançado inicialmente para PS2, mas recentemente a Konami lançou um pacote com os jogos da série Metal Gear em HD. Se você não jogou essa obra de arte sugiro dar uma conferida no pacote.

Confiram o vídeo com a música:


Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga



Wii U será lançado em 14 de novembro junto com 14 jogos


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Agora há uma data confirmada a respeito do Wii U. Será no dia 14 de novembro nos EUA, e junto com o console da Nintendo serão lançados 14 jogos. Confira a lista abaixo:

  1. New Super Mario Bros. U
  2. Wii Fit U
  3. Pikimin 3 WiiU
  4. Assassin's Creed 3
  5. Batman Arkham City: Armored Edition
  6. Rise of the Guardians
  7. Lego City Undercover
  8. Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
  9. Just Dance 4
  10. Your Shape Fitness Evolved 2013
  11. Sports Connection
  12. Ben 10 Omniverse
  13. TANK! TANK! TANK!
  14. The Lapins Crétins Land
Pela lista inicial de jogos apresentada eu não compraria o Wii U, mas tem uma explicação, os jogos são fracos. Batman já tem em todos os consoles e Assassin's Creed será lançado para todos os consoles, e estes terão uma capacidade gráfica igual ou melhor que a do Wii U. Eu sempre digo que gráfico não é tudo, mas se existe consoles com a mesma capacidade gráfica ou similar não vale a pena comprar um console novo.

E quanto aos outros jogos não me agradaram. O que nos faz ter de aguardar por mais um certo tempo até que mais jogos produzidos pela Nintendo sejam apresentados e os outros jogos das Third Party. Na verdade, eu não estou me preocupando com os jogos da Nintendo, pois suas franquias sempre são ótimas e  o pessoal da Big N sabe como tirar o melhor proveito de seus consoles, mas me preocupa são as outras produtoras que nem sempre tem essa percepção de explorar tudo o que os consoles da Nintendo pdem fazer.

E o outro detalhe, e aí sim o Wii U leva desvantagem, os gráficos que pelo que tudo indica serão inferiores aos dos concorrentes. E para quem curte gráficos ao extremo vai preferir comprar um jogo multiplataforma para os consoles da Sony, Microsoft, PC, e o Wii U será apenas para os jogos exclusivos da Nintendo. 

Vamos aguardar por mais novidades.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Café com o Marmota - Trilha Sonora dos Jogos


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil

Hoje temos mais um Café com o Marmota, esse é o antigo Momento Filosofia Jedi, e agora assumiu esse nome com mais personalidade.

Enfim, o tema de hoje é "Trilha Sonora de Jogos". A música tem o poder de te deixar alegre, triste, apreensivo, chateado, deprimido, sem preocupações como se não houvesse o amanhã, com medo, tenso, de diversas formas que não consigo imaginar qual seria a sua reação. O fato é que um jogo sem uma boa trilha sonora é um jogo que pode não ser tão bom quanto deveria ser.

Você acha que estou exagerando, pense em Resident Evil ou Silent Hill, imagine se durante o jogo houvesse uma trilha sonora alegre, saltitante, você com certeza perderia o impacto do susto. Agora imagine um jogo fofinho e colorido como Rayman Origins com uma trilha sonora assustadora? O impacto seria totalmente diferente.

E a música dos jogos em sua maioria tem sido excelente. As trilhas sonoras não são compostas por qualquer pessoa, mas muitas vezes por maestros renomados, ou por músicos famosos que saibam como encaixar a música.

Antigamente os jogos tinha trilhas feitas em midi, eram boas, mas com certeza não chegam aos pés do que é produzido hoje em dia.

E a trilha sonora do jogo atualmente é tão boa que vários, vários jogos mesmo, têm suas trilhas sonoras postas à venda em lojas físicas e virtuais. Isso mostra que o game tem vários aspectos para serem explorados, cinema, arte, fotografia, e música. Tudo isso está dentro do disco que compramos ou do jogo que baixamos.

Um jogo que joguei recentemente e eu adorei a trilha sonora foi Max Payne 3. Que trilha sonora boa, dava tensão no momento que era para dar, e em um determinado momento, na fase final, por causa da música, eu me senti em um filme de Hollywood. É esse tipo de sensação que a música do jogo pode te trazer. E um bom gamer que aprecia o jogo na sua plenitude sabe apreciar o fator música.

Outro jogo que tem uma das melhores trilhas sonoras é o Rayman Origins. É muito boa! Muito bem orquestrada, e cada música se encaixa perfeitamente nas fases. Foi de uma maestria tremenda.

Eu realmente acho importante um game com uma boa trilha sonora. Eu resolvi fazer um post sobre isso para que mais pessoas despertem essa curiosidade e o interesse em prestar atenção na música durante a campanha. Uncharted 3 em certos momentos, por causa da música, eu me sinto vendo um filme de Indiana Jones. 

Quando você tem uma sensação correta de alegria, de recompensa, de tensão, é o momento que a música atingiu seu propósito com êxito.

Na loja do iTunes brasileiro existem diversas trilhas sonoras de games para serem compradas, vale a pena dar uma conferida. Eu já sei qual está na minha lista.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nintendo confia na alegria que seus jogos proporcionam afim de competir com os outros consoles



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Charlie Scibetta, representante da Nintendo of America disse o seguinte em uma entrevista ao NY Daily News, em relação ao Nintendo Wii U: "Se você gosta de jogar determinado título, então os variados aspectos técnicos não importam muito, a partir dessa retrospectiva. Nós nunca nos gabamos de possuir o sistema mais poderoso. Gostamos, sim, de afirmar que nossos jogos colocam sorrisos nos rostos das pessoas e que eles são divertidos e inovadores."

Por essa declaração, o que é possível absorver nas entrelinhas, ou abertamente, é que o próximo console da Nintendo, o Wii U será menos potente em termos de gráficos do que seus futuros concorrentes da próxima geração de consoles. A Nintendo está apostando nos seus jogos exclusivos para brigar com a Sony e Microsoft. E claro, a Big N sempre consegue nos trazer bons jogos e inovar as suas franquias, mesmo que eu pense que poderiam surgir novas franquias produzidas pela Nintendo, porque uma hora vai enjoar.

Eu sempre digo que gráfico não é tudo para nos fazer divertir. Isso é um fato. Mas o que me deixa incomodado é que a Nintendo perdeu a oportunidade de vir inovando com seus controles e jogabilidade e, também, com gráficos a altura de seus concorrentes. Esse detalhe de gráficos não é um detalhe para os jogadores que dão muita importância aos gráficos. Estes com certeza irão reclamar, pois no caso de jogos multiplataforma haverá uma disparidade muito grande dos gráficos do Wii U em relação aos seus concorrentes. 

Desse jeito a Nintendo nos diz e quase que abertamente é que o foco principal são os jogos produzidos por ela mesma, e as outras produtoras ficam em segundo plano. E no caso do jogador, se é um fã da Nintendo vai jogar com gráfico inferior ou não. Então não adianta reclamar que não vai mudar a situação, mas para quem jogar outros títulos será melhor esperar os outros consoles que terão gráficos melhores, pelo menos é o que tudo indica.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Café com o Marmota - hoje ainda existem jogos marcantes como antigamente?

E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Mario Bros, Sonic, Donkey Kong, Mega Man, Rock'n Roll Racing, Star Fox, entre outros.

Esses são jogos que nós que somos mais velhos jogamos e muito quando eramos crianças, e com certeza você, minha jovem marmota, já deve ter ouvido falar deles. Nessa época os jogos não possuíam enredos tão cinematográficos quanto hoje, mas não sei por qual razão todos nós gostávamos e jogávamos horas, conhecíamos cada obstáculo do jogo. Tudo, simplesmente tudo.

Hoje, eu digo por mim mesmo, há uma sede muito grande por jogos novos, e quando compramos um título pensamos em terminar e já vislumbramos a possibilidade de comprar a sequência. É quase como um produto descartável, compramos, usamos e depois deixamos na prateleira empoeirado. Tirando o jogo de futebol, luta, que jogamos diversas e diversas vezes, a maioria dos outros jogos não seguram o jogador da mesma forma. 

Se você acha que eu me esqueci dos jogos de tiro, não me esqueci, mas eles hoje se enquadram numa categoria meio que a parte, pois após o jogo ser terminado o que prolonga sua vida útil é o modo online, pois eu duvido que haja muitas pessoas que terminem o jogo 5, 6, 10 vezes como era no passado.

Os jogos mais antigos já conseguiam segurar o público de uma forma tão grande que todos tinham apenas alguns jogos, pois eram caros e realmente não haviam tantos títulos como hoje. Mas os jogos eram épicos. Me lembro dois jogos em especial, X-men e um jogo do Mickey com o Pato Donald, World of Illusion, ambos para Megadrive, eu jogava milhões de vezes. Eu e meu amigo, quando ele ia dormir em casa passávamos madrugadas jogando o mesmo jogo.

E hoje, você faz o mesmo?

Acho que isso se deve muito pelo fato dos jogos serem muito grandes, pois antes a duração do jogo era de 2, 3, no máximo 4 horas. Hoje um game com menos de 7 horas é considerado pequeno e já pensamos se vale a pena pagar o alto preço. Mas antigamente esses games curtos nos divertia demais. 

Talvez o fato de os jogos possuírem histórias com 15, 20, ou 30 horas de campanha afaste muita gente de repetir a jogatina por diversas vezes. Não há uma fidelização de um título. Acabou o jogo, ótimo, agora cadê o próximo?

Chegamos à conclusão que atualmente os jogos não são aproveitados da mesma forma como antigamente. Os jogos são obras de arte, e são uma fonte de diversão maravilhosa, mas está virando uma espécie de fast-food, algo rápido que você joga e depois descarta. Tem muita conteúdo no jogo para ser apreciado e que é perdido pela voraz vontade de terminar e comprar o próximo título que você viu na internet ou na revista.

Os jogos de hoje são mais complexos, mais grandiosos, mais tudo, mas não marcam a vida de muitas pessoas. Os jogos do passado marcaram a vida de muita gente, contudo os da atual geração são poucos os títulos que conseguem fazer isso. São poucos os que nos despertam a vontade de jogá-lo por mais 6 vezes.

E você, concorda comigo?

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

domingo, 22 de julho de 2012

Brasil Game Show talvez tenha visita de Yoshinori Ono



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil

Uma notícia muito interessante para vocês, Yoshinori Ono e Katsushiro Harada promentem uma visita ao Brasil Game Show. Os dois já deveriam ser conhecidos por todos, porque são os criadores de Street Fighter e de Tekken. Ainda não há uma confirmação, da vinda deles, mas será muito interessante.

Será que Yhoshinori Ono virá com seu famoso bonequinho de Blanka?

Eu vou estar na Brasil Game Show e fazer uma cobertura para vocês. Ainda dá para comprar os ingressos. Acessem o link: http://www.brasilgameshow.com.br/.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

sábado, 21 de julho de 2012

Trailer de Kingdon Heards 3D - Nintendo 3DS



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

A Square Enix liberou um trailer de lançamento de Kingdon Hearts 3D: Dream Drop Distance. O jogo além de ser em 3D para o console portátil na Nintendo, ele brinca com a sigla 3D (Dream Drop Distance). O jogo é um RPG que se passa nos mundos da Disney. E pelo trailer o jogo parece que será épico.

Confira o trailer:


Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Presidente da Nintendo diz que o Nintendo 3DS tem uma tela antirreflexo melhor



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

O presidente da Nintendo, Satoro Iwata, disse que há uma diferença entre a tela do Nintendo 3DS e o novo XL. Este terá uma tela antirreflexo melhor que a de seu antecessor. Essa melhora na tela se dá ao fato de há alguns anos atrás a produção desse tipo de tela era muito caro. Hoje com o passar do tempo o custo diminuiu o que tornou possível a produção do 3DS XL com a nova tela antirreflexiva.

Eu acho interessante essa melhora, o que me faz querer ainda mais essa atualização do console portátil da Nintendo. Até o momento o 3DS é o rival do Playstation Vita, mas este tem estado muito atrás do console portátil da Big N. Ele é um console com mais capacidade técnica, mas quando olhamos para a biblioteca atual de jogos a Nintendo supera e muito o concorrente.

Vamos aguardar por mais notícias do Nintendo 3DS.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

sexta-feira, 20 de julho de 2012

IMPERDÍVEL Metal Gear Rising: Revengeance - Vídeo da gameplay do tutorial



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

A Konami libreou um vídeo incrivelmente fantástico da gameplay do tutorial do jogo. É incrivelmente animador o que eu assisti no vídeo e creio que você também irá achar. Metal Gear Rising Revegeance é um dos jogos que eu mais estou aguardando e com certeza vai ser um dos grandes trunfos para os consoles no ano que vem. 

Creio que esse vai ser um dos grandes jogos que vai fechar o ciclo de grandes games da atual geração de consoles, pois cada vez mais os rumores se tornam mais fortes a respeito do lançamento de consoles da próxima geração tanto por parte da Sony como pela Microsoft. 

Não foi nada divulgado até agora, sempre que há especulações ambas as empresas não comentam nada a respeito nem divulgam nada. Esse ano, tanto a Sony como a Microsoft disseram que não iriam apresentar nenhum console novo na E3 2012, e assim foi feito.

Então creio que ano que vem será anunciado algo novo. E para fechar o ciclo da atual geração de consoles Metal Gear Rising será um dos grandes destaques, lembrando que no ano que vem o game da Konami terá rivais duríssimos como Tomb Rider, Last of Us. É, a briga vai ser boa, o ruim é para o consumidor que vai ter que escolher bem o jogo, porque é muito caro comprar todos os jogos.




Na gameplay pode ser visto que o sistema de corte com a espada será interessante, parece que durante essa parte será parecido com o bullet time de Max Payne, só que utilizando uma espada. Eu gostei muito dos gráficos, achei que estão muito bons e com certeza vão melhorar muito mais, pois eu sempre tive em mente que a série Metal Gear tem um padrão de qualidade gráfica acima da média. 

Outro ponto que pode ser destacado é a violência do jogo, ele está bem violento, na minha opinião mais que Metal Gear Solid 4.

O jogo parece que vai ser muito bom, mas totalmente diferente do padrão stealth da série no geral.

Metal Gear Rising será lançado em 2013 para Playstation 3 e Xbox 360.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PES 2013 - Demo do jogo será lançado no dia 25 de julho. Vídeo


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Agora é a hora da verdade, mesmo que parcial, mas é a hora de conhecermos o que será de Pro Evolution Soccer 2013. A Konami anunciou ao final de seu novo vídeo a data de lançamento da demo do jogo, que será no dia 25 de julho de 2012.

A versão de demonstração do game será disponibilizada pela Playstation Network, para PS3, Xbox Live, para Xbox 360, e para PC no site oficial do jogo.



Eu realmente quero ver como vai ser essa demo, se vai calar a minha boca ou se vai me manter com a mesma opinião. Para quem acompanha o blog sabe que eu tenho a opinião de que o FIFA 13 será melhor do que o PES 2013. 

Mas eu vou fazer o download e farei a análise aqui para vocês. 

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Silten Hill virará atração em parques da Universal



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Parece que agora a nova onda são as franquias de terror criarem atrações. Há pouco foi anunciado a abertura do restaurante temático de Resident Evil chamado Biohazard Café & Grill S.T.A.R.S., este que se localiza exclusivamente no Japão e ficará aberto pelo período de um ano.

Semana passada na Comic-con foi revelado que será inaugurada uma atração nos parques da Universal, nos Estados Unidos, da franquia rival, Silent Hill. Esta é uma das séries mais macabras já feitas e o terror em seus jogos é constante, tendo, inclusive personagens famosos por causarem um terror psicológico absurdo. A atração de Silent Hill ocorrerá durante o evento anual "Helloween Horror Night", que tem focada suas atrações de terror. 

Se você gostou da proposta é melhor correr, pois a atração vai ter sua estréia em 21 de setembro e permanecerá nos parque da Califórnia e da Flórida até o dia 31 de outubro.

Confira o trailer:


Éééé, minhas marmotas, a coisa ficou séria agora. Acho que vai dar susto em muitas marmotas grandinhas e nas jovens castoras. Então se você tiver coragem de ir, deixe seu depoimento aqui no blog e nos conte como foi. Mas com certeza eu gostaria de ir nessa atração, infelizmente não é possível.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Marmota comenta


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Hoje eu não postei nada, afinal não é possível ficar postando milhões de coisas aqui no blog.
Um ponto que eu queria deixar claro é que embora eu compartilhe notícias sobre os jogos o que eu mais quero é deixar a minha opinião e não algo que pode ser visto em outros meios de comunicação.

Se vocês estão acompanhando meu blog é porque vocês devem gostar, já estou há três meses postando coisas e agora comecei a ter um estilo mais concreto. No começo eu estava aprendendo a mexer com o blog e agora me foquei no que realmente interessa que é trazer informação sobre games, cultura ligada aos games e o mais importante, a minha opinião sobre o que eu acho, é isso que diferencia o meu blog de um site especializado ou uma revista que às vezes passam uma análise mais jornalística.

Então é isso, comentem, digam sua opinião.

Até mais, mais minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

terça-feira, 17 de julho de 2012

Mass Effect sairá dos videogames para a tela da tv



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Para quem é fã do RPG de ficção científica Mass Effect tenho uma novidade, durante a Comic-con foi mostrado o trailer de Mass Effect: Paragon Lost.

O anime tem previsão para ser lançado em novembro em DVD e Blu-ray nos EUA.

Confiram o trailer:


Parece que vai ser bem interessante, e eu posso falar por ser um grande fã de animes. Com certeza eu vou dar um jeito de conseguir uma cópia deste anime. Muito embora eu não tenha jogado Mass Effect por não ser fã de RPG e jogo extremamente longos, eu gosto da história de Mass Effect e sim, eu já me informei sobre ela, mas não quis jogar o game.

Mas gosto de gênero de jogo é igual ao gosto de um gênero musical, cada um tem o seu. 

O que eu achei estranho foram os traços do desenho, parece que ficaram em cima do muro entre o estilo ocidental e oriental. Faltaram os exageros conhecidos nos animes, pode ser só uma impressão minha, mas é a que eu tive.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Max Payne 3 - Vale a pena ou não jogar? Confiram



E aí, minas marmotas da Bragames Brasil.

O game que eu vou comentar se vale a pena ou não jogar é Max Payne 3. E antes de eu falar o que eu acho vou comentar sobre esse game. Então se acomodem, e vem com o tio.

Como vocês podem ver pela imagem que eu escolhi Max está cheio de sangue, e não é pra menos, o jogo é extremamente violento, não há um minuto sequer de folga para o policial viciado em drogas e alcoólatra que sai dos EUA e vem para o Brasil ser guarda costas de uma família ricaça da cidade de São Paulo. 

A primeira fase você é introduzido aos movimentos básicos de Max e vai se habituando com a jogabilidade, mas não é por causa disso que os bandidos pegam leve. Chove balas de todos os lados, e como em um filme de ação Max sai atirando para todos os lados, salta, e o toque especial é o bullet time, momento em que a câmera fica lenta e você pode mirar nos inimigos com maior precisão.

Os gráficos do jogo são muito bonitos e caprichados, me agradaram bastante. A jogabilidade do personagem é boa, logo de início consegui me adaptar. A câmera do jogo é boa e não é confusa. O problema que eu vi foi com o sistema de cover que às vezes atrapalha e não é preciso e eu acabei morrendo algumas vezes em razão disso, mas nada que fizesse o jogo perder a graça.

Muito pelo contrário, a história é envolvente e não há como parar de respirar por um minuto, o jogo é simples de ser resumido, tiros e tiros, não há muito o que pensar em quebra-cabeças, achar a saída, nada disso, há o básico para você ter uma dificuldade para sair de uma sala, mas em questão de minutos o problema é resolvido.

Outra coisa que pode incomodar algumas pessoas são as cutscenes. Elas ocorrem em diversas partes do jogo, mas a mim não incomodou e trouxe um ar de filme noir e história em quadrinho.

Uma coisa legal é que ao atirar na perna, no braço do inimigo ele grita e reclama que foi acertado, sai mancando e em algumas cenas sórdidas ele fica agonizando no chão e você pode dar um tiro de misericórdia, algo que Max desconhece.

O jogo é capaz de te deixar estressado em alguns momentos, eu joguei 95% no Normal, mas na última fase eu precisei baixar o nível para Fácil devido ao elevado grau de dificuldade que beira ao absurdo, depois de ficar quase duas horas na mesma cena eu decidi baixar o nível de dificuldade.

O fim do jogo é muito bom, pois há um momento muito tenso e difícil, mas ao final vem uma cena de ação típica de filme de cinema, e a música é muito empolgante, me senti um Shawrznegger. Mas é claro que eu não vou contar como é, para isso você vai ter que jogar ou ver algum vídeo, mas não será de minha parte.

Outro ponto alto do jogo é a trilha sonora. É realmente ótima! Eu não deixei de perceber um minuto a trilha e vale a pena ouvir com atenção e quem sabe até mesmo comprar.

E aí chegamos ao fim, e você me pergunta com o nariz escorrendo, Vale a pena ou não jogar?

SIM! Vale muito a pena jogar. O jogo é muito muito bom mesmo. São poucos os momentos frustrantes e irritantes, mas que logo são recompensados com momentos de pura ação.

Comentem o que vocês acharam.

Até mais, minhas marmotas e castoras.

Marmota chefe,

Paulinho Braga