quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CAFÉ COM MARMOTA - BLOGS, REVISTAS OU VÍDEOS NO YOUTUBE



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.

No tema de hoje do Café com Marmota vou abordar o tema sobre qual mídia mais interessante para você buscar suas informações e conhecimento sobre o mundo dos games. Eu falo isso porque aqui no Brasil, na década de 90 onde as pessoas iriam buscar suas informações como dicas, análises, notícias, entre outras coisas eram obtidas por meio das revistas. Por volta dos anos 2000 a internet virou febre e os blogs invadiram o mundo e muita gente começou a criar seu blog e a postar assuntos relacionados a games. E hoje, com o advento do Youtube surgiram inúmeros canais. No começo esses canais eram escassos, mas hoje são incontáveis, geram dinheiro, divertem, mas por muitas vezes não trazem informação, apenas uma gameplay, nada mais.

Mas e aí, qual é a melhor mídia para buscar informações sobre os games? Não há. Eu particularmente uso das três plataformas. Leio revistas porque elas um jeito diferente de trazer as notícias, pois são jornalistas profissionais com técnicas próprias e com recursos pesados para trazer mais informação, entrevistas com produtores, dinheiro para comprar jogos e parcerias com empresas. Há também as revistas virtuais ou portais de informações totalmente voltados ao entretenimento de jogos, como por exemplo o IG, UOL Jogos. Nesses portais também há a presença de diversos jornalistas que possuem todas as qualidades anteriormente mencionadas. Hoje, eles possuem não somente a técnica, mas possuem o conhecimento e gostam, pois as revistas no passado eram feitas de forma praticamente artesanal, e com pouca qualidade de informação, coisa que é totalmente diferente no cenário atual.

Os blogs tiveram um bom espaço, mas perderam um pouco do seu brilho hoje por causa dos canais no youtube, mas são uma boa fonte de informação mesmo sendo redigidos por leigos ainda podem ser encontradas coisas boas para serem lidas, pensamentos, curiosidades, coisas que a revista às vezes não traz pois a maioria do conteúdo de uma revista é o que acontece hoje, o que aconteceu já não atrai mais. Porém eu gosto de ler alguns blogs, inclusive estou aqui escrevendo para vocês.

E por fim o youtube, que até pouco tempo atrás não haviam muitos canais relativos a jogos e hoje, principalmente no Brasil, estamos vivendo numa era de febre, onde todos querem produzir conteúdo, porém nessa ânsia de querer se tornar como os grandes youtubers se tornam apenas mais um, trazendo apenas mais do mesmo. Mas o youtube é sensacional para quem busca análises, o canal do Zangado, na minha opinião é o melhor, ou notícias, que nesse quesito o melhor é o Guilherme Gamer, ou então temos diversos canais de gameplay comentadas.Outra coisa legal que o youtube proporciona são os canais voltados aos detonados que podem nos ajudar nas horas que empacamos em uma fase, e isso a revista ou o blog não podem nos ajudar. Eu mesmo tenho um canal do youtube e me divirto com isso, e quero produzir sempre mais conteúdo para vocês.

De certo não posso dizer qual é a melhor mídia para me informar, mas cada uma tem sua qualidade e eu busco cada uma delas para poder aprender mais. E hoje, todos podem produzir conteúdo de qualidade, basta se esforçar e procurar qual você se adapta mais.



Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga



Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações, nesse caso,  não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook

Também não deixem de se inscrever no canal da Bragames Brasil no YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário