segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ANÁLISE - Resident Evil 6 - Campanha do Leon



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem fala é o seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.

O game que eu vou analisar é o polêmico Resident Evil 6, e apenas a campanha do Leon. O jogo foi produzido pela Capcom e lançado para Playstation 3 e Xbox 360 no começo de outubro.

Eu ainda não consegui terminar todo o jogo, mas a campanha do Leon já terminei e é esta que eu vou fazer a análise para vocês. O jogo está com boas horas de duração total, só a campanha do Leon e Helena eu demorei cerca de 8 horas para acabar os 5 capítulos. 

Parte técnica:

- Som: O som do jogo e principalmente da campanha de Leon está muito bom, pois de longe é a campanha que apresenta maior conteúdo de terror. A música em certos momentos chega a ser perturbadora, ou em outros a falta de música e o silêncio do ambiente, apenas o som dos passos no chão de madeira, ou o som de algum zumbi, torna a cena tensa. Mas em outros momentos quando a ação vem a tona a música tira todo o clima sinistro e volta a acelerar a situação.

- Gráficos: Os gráficos ao meu ver estão muito bonitos. Agora no fim da geração atual de consoles é difícil falar qual jogo tem melhor gráfico, pois já os desenvolvedores já conseguem tirar quase que ao máximo o proveito da capacidade gráfica do console. E em Resident Evil 6 não foge a esse padrão, entretanto nem tudo é perfeito e o game peca por erros de programação, em certos momentos é possível atravessar uma caixa, ou sua mão some no meio de uma porta, e isso tira um pouco da nota de ter gráficos excelentes, mas não o torna um jogo ruim por esse motivo.

- Jogabilidade: Eu nunca joguei os games anteriores da série, mas sei que uma das maiores reclamações era o fato de que ao mirar você não conseguiria mover o jogador, isso foi mudado e agora é possível andar enquanto se mira. A movimentação eu achei boa, demorei o capítulo 1 inteiro para me acostumar com a movimentação, mas logo depois se pega o jeito. O Inventário às vezes é meio confuso, e isso sim eu não gostei. Um fato irritante é que sempre que tem um cadáver no chão o Leon tropeçava, em certos momentos só havia um caminho e um morto no meio deste caminho e não importa se você fosse e voltasse Leon tropeçaria, e isso vale para todas as outras campanhas. A câmera também não coopera em certos momentos, pois você toma sustos ao ver um zumbi que não estava no seu campo de visão, ou a câmera se torna confusa atrapalhando na hora de fugir de algum inimigo.

- Gameplay: Eu me diverti muito com o jogo, e eu como um jogador de primeira viagem só conhecia a história do jogo por leitura ou vídeos na internet, mas nunca havia posto a mão na massa. Gostei do resultado. Eu levei cerca de 8 horas para concluir a campanha de Leon e sempre com a ajuda de Helena. A campanha se passa em sua maioria na cidade de Racoon City, e traz ao jogador elementos dos games passados, como a própria cidade, a universidade que é a primeira parte do jogo faz referência a mansão. A menina comendo o pai faz referência àquele zumbi comendo um corpo.



Mas o game, como eu disse, traz elementos do passado, mas com o novo estilo atual do jogo. O fato é que Resident Evil 6 e a franquia como um todo tomou um rumo diferente. Não é mais um jogo de terror, e sim um jogo de ação com elementos de terror. Gostem ou não esse é o caminho tomado pela Capcom. Já houve declarações por parte do produtor que isso foi feito para abrangir um público maior de jogador que não jogaria Resident Evil por ser um game exclusivamente de terror.

O game não é ruim por que mudou de caminho, e muitos confundem suas análises dando notas baixas pelo fato do game ter mudado de estilo, isso não o faz ser um jogo ruim.

- História: Leon logo no começo encontra Helena sendo atacada pelo Presidente dos EUA que acabara de virar um zumbi. Leon era amigo do presidente e se viu forçado a acertar um tiro na cabeça do Chefe de Estado. Os dois precisam provar sua inocência e descobrir de quem havia sido aquela obra, e o game vai se desenrolar nesse sentido até acharem o culpado. No meio da campanha você irá encontrar com Chris e Piers, Jake e Sherry.

Em minha opinião a campanha de Leon é a que tem menos ação e mais elementos de terror. Estou terminando a campanha de Chris e com certeza é a que apresenta maior elementos de ação, sendo um shooter de zumbis. O jogo não apresenta a melhor história de todos os tempos, mas com certeza irá te envolver.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga

Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário