domingo, 7 de outubro de 2012

FIFA 13 - EM PORTUGUÊS - Análise



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil!

Finalmente a espera pelo tão aguardado FIFA 13 terminou. Eu corri e comprei o jogo, e estou aqui para fazer a minha análise do jogo.

O título foi lançado há alguns dias nos EUA, mas aqui no Brasil foi lançado no dia 04 de outubro, quinta-feira para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Porém, na quinta feira, houve um problema, quase nenhuma loja possuía o game, e as lojas que possuíam só o estavam entregando para que havia para quem comprou na pré-venda. Pois é, muito complicado, eu mesmo fui em diversas lojas e não consegui comprar na data do lançamento. Consegui comprar apenas no dia seguinte a versão para PS3.

A versão que eu comprei foi a que vem totalmente em português brasileiro (narração, comentários, opções e legendas). A narração é feita por Tiago Leifert e os comentários são feitos pelo ex-jogador Caio Ribeiro.

O JOGO

O jogo está muito bom, consegue ser fluído e interessante. A movimentação dos jogadores é boa e realista, mas achei que está um pouco mais difícil para controlar a bola, mas em pouco tempo é possível pegar o jeito. É interessante observar a física da bola, pois dependendo como a bola cai no pé do jogador ela pode ir para um lado ou para o outro, dando uma maio imprevisibilidade ao game, o que faz com que FIFA 13 não seja apenas um jogo de futebol, mas sim um simulador do esporte. 

Os jogadores se movimentam de forma mais inteligente do que seu antecessor e o time adversário marca melhor. Os goleiros também não foram esquecidos e têm movimentos muito realistas fazendo defesas de diversas formas.

A cobrança de falta está muito interessante, agora você pode escolher que quer bater direto, se quer chamar um jogador para dar um toque, ou fazer uma jogada ensaiada usando 3 jogadores e enganar todo o time.

A narração do jogo está mais ou menos. Foi feita muita propaganda em cima da narração feita pelo Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro, mas o Tiago não é um comentarista. Ele é apresentador, então por este motivo sua narração não ficou naturo e pareceu forçada e robótica. É divertida às vezes, mas não convence. Já os comentários de Caio Ribeiro estão melhores, mais reais, pois o que ele fala no jogo é o que ele fala durante as partidas transmitidas pela Rede Globo.

OS TIMES

Como todos sabem a série FIFA tem um destaque especial pela inúmera quantidade de clubes e ligas espalhadas pelo mundo. Mas infelizmente, para nós brasileiros, 10 times não foram licenciados, por exemplo, o plameiras. 

Algo que achei de muito capricho foi o fato de ter o grito da torcida do time. Joguei com o São Paulo por diversas vezes e gritaram em diversas oportunidades os gritos da torcida que são cantadas durante as partidas reais, e isso ocorre com outros times.

TORNEIOS

Os torneios apresentados no game são os de cada liga, campeonato nacional, estadual, copas nacionais. Porém não está presente a Champions League e a Copa Libertadores da América, que são exclusivos do PES 2013, e a falta desses dois torneios é um ponto negativo


GRÁFICOS

Outro ponto negativo no jogo foi a falta de capricho na modelagem dos jogadores brasileiros. Eu joguei com o São Paulo e percebi que jogadores famosos como Rogério Ceni, campeão mundial pela seleção, pelo São Paulo, está mal acabado. O Lucas só tem a pele morena e o cabelo baixo. O único que é mais parecido é o Luis Fabiano.

Entretanto isso não quer dizer que graficamente o jogo seja ruim, ele é muito bom, mas não houve um salto enorme em relação ao FIFA 12.

As animações durante o jogo estão melhores. As comemorações estão interessantes, e o mesmo durante as faltas cometidas e substituições.

MODO ONLINE

O modo online está muito bacana. Eu gostei muito do que eu vi. Há diversos modos onlines. Você poderá jogar com amigos online. Também existe a opção de jogar com pessoas aleatórias e algo que me surpreendeu foi a fluidez no jogo, ou seja, poucas vezes o jogo travou durante as partidas o que deixa a partida mais divertida e menos frustrante.

Uma adição interessante são os jogos da semana. Neste modo há a possibilidade de jogar os jogos da semana com as condições reais do jogador na partida. Eu joguei e achei muito interessante,

CONCLUSÃO

O jogo está muito bom, ainda está no topo de melhor jogo de futebol do mercado. PES 2013 evoluiu muito e está na cola de FIFA 13, mas ainda não vai desbancar o trono de seu concorrente. Joguei um pouco da demo de PES 2013 e achei que os gráficos dos jogadores durante a partida estão um pouco melhores, mas nada muito significativo.

As partidas são divertidas e disputadas. FIFA 13 é um perfeito simulador e para aprimorar suas habilidades é preciso entrar no modo treino de jogo e treinar cada fundamento que existe, finalização, toque, cruzamento, falta, defesa. Tudo faz parte do futebol. A paixão do brasileiro.

Nota: 9,0

- Pecou pela falta da Champions League e a falta da Copa Libertadores da América.
- Pouca preocupação com a modelagem dos jogadores brasileiros que não atuaram no futebol europeu.
Por isso não recebeu a nota máxima

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga





Um comentário:

  1. A narração é uma merda,só fala quando está perto do gol,e muito mal feito..

    ResponderExcluir