sábado, 20 de outubro de 2012

Café com Marmota - Você acha que as grandes franquias de jogos estão se valendo do sucesso do passado?



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe, por isso apertem os cintos que a viagem já vai começar.

Hoje no Café com Marmota vou falar sobre os jogos que já são famosos e possuem diversos títulos em sua franquia, como exemplo podemos encontrar os jogos de Mario, Street Fighter, Tekken, Resident Evil, Silent Hill, Gran Turismo, Forza, Mortal Kombat, GTA, entre outros.

O fato é que na época do lançamento de cada um desses jogos eles foram sucesso por trazerem inovações em suas respectivas categorias. Mario imortalizou os jogos de plataforma e até hoje é cultuado por diversos fãs, e após um certo tempo se aventurou no mundo em 3D de forma mágica, mas parece que os atuais jogos de plataforma da série da Nintendo são mais do mesmo, apenas com gráficos melhores, e fases novas, mas inspiradas nos jogos antigos, ou seja, um saudosismo puro.

Resident Evil, começou com um jogo de terror, atraindo diversos fãs, e após alguns títulos lançados a série se perdeu, e deixou a desejar no quesito terror e virou um um jogo de ação com elementos de terror, o que decepcionou diversos fãs da série, porém houve salvação em Resident Evil 6. Mas o fato é que os elementos de ação estão presentes e esse é o atual rumo da série.

Gran Turismo sempre foi aclamado por seu altíssimo grau de perfeição em termos gráficos, técnicos e de simulação de corrida. A cada jogo que se passava houve uma clara evolução, ou seja, não se aproveitou da fama que possuía, e sim melhorou título após título.

Não vou dar o exemplo de todas os jogos, pois já deve ser de conhecimento obrigatório de todos os caminhos que foram tomados, mas o fato é que muitas desenvolvedoras estavam se perdendo e fazendo jogos ruins e apenas conseguiam suas vendas por colocar o nome na frente da capa do jogo. Mas há casos  de jogos se manterem no mesmo padrão de qualidade ou até mesmo se superarem, o que faz com que a série seja mais adorada ainda.

E você, o que acha? As grandes franquias se valem do passado para vender os jogos atuais ou fazem jus ao nome que carregam, se superando e inovando a cada game?

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário