terça-feira, 12 de junho de 2012

E3 2012 - FIFA 13 ou PES 2013. Na sua opinião, quem vencerá a disputa? Deixe seu comentário



X




Minhas marmotas da Bragames Brasil, eu gostaria de saber na opinião de vocês qual vai ser o vencedor desta disputa de gigantes. FIFA 13 ou PES 2013?

O fato é que de uns anos pra cá o cenário de jogos eletrônicos de futebol se concentraram em apenas duas grandes empresas, a EA Sports e a Konami. Foi-se o tempo em que haviam outras produtoras se aventurando nesse ramo. Hoje a disputa se concentrou entre as duas e está cada vez mais acirrada. FIFA no passado reinou sozinho. Depois com o advento da série Winning Elleven o modo de jogar futebol em videogames mudou, e os fãs de FIFA e outros jogos do gênero migraram para o Winning Eleven.

Winning Eleven mudou de nome e passou a ser chamado exclusivamente de Pro Evolution Soccer.  Parecia que reinaria com folga, mas se acomodou, e em 2009 a série FIFA se reinventou, inovando, e trazendo novidades. Isso abriu os olhos dos jogadores e depois de um tempo os fãs de PES migraram para o FIFA que reina soberano até hoje em grande parte do mundo.

O fator decisivo para fifa estar à frente de seu rival é a jogabilidade que é mais real, a quantidade de clubes licenciados é muito superior, tendo diversos campeonatos, sendo quase impossível de jogar todos. Já o PES é carente nessa área. Foi anunciado pela Konami que o campeonato brasileiro e o argentino estarão presentes no novo game, mas sem confirmação de que todos os clubes estarão presentes com seus nomes oficiais.

Hoje, o que pode se dizer pelo que foi visto na E3 é que cada um decidiu trilhar definitivamente o seu caminho. PES está ficando mais elaborado, em alguns lances até se espelhando no rival, mas mantendo as raízes. Já FIFA concentra-se em otimizar a sua excelente engine e, por incrível que pareça, ficar ainda mais verossímil.

A posição de FIFA 13 é mais confortável. De uns anos pra cá a série converteu fãs do rival , impulsionada por uma simulação de futebol de alto nível. Tirando os bugs de colisão, a versão anterior foi muito bem e, agora, a EA Sports se dá ao luxo de aperfeiçoar detalhes da inteligência artificial, dos sistemas de ataque, defesa e de cobrança de faltas.


FIFA 13


David Rutter, produtor executivo do FIFA 13 disse: "Nós estamos aperfeiçoando os melhores jogos de esporte do mundo com inovações que capturam todo o drama e a imprevisibilidade do futebol de verdade". Com esse tipo de declaração já da pra perceber que não teremos apenas um joguinho de futebol, mas na realidade, um simulador do esporte. "Essas são inovações que vão revolucionar a inteligência artificial, os dribles, o controle de bola e as colisões, para criar uma verdadeira batalha pela posse de bola em todo o campo e oferecer liberdade e criatividade nos ataques".

Vamos às novidades de FIFA 13

COBRANÇAS TÁTICAS - agora será possível realizar cobrança de falta tática. Agora é possível chamar até dois jogadores para participarem do lance. Não é uma inovação absurda, mas é algo que aproxima o game da realidade, isso porque é possível escolher qualquer um dos três cobradores para bater a falta, além de poder simular um chute direto para o gol e tocar para o jogador que sairá correndo que irá receber a bola mais adiante.

Mas não é só o ataque que tem suas vantagens e artimanhas. A defesa quando estiver com a barreira montada poderá se adiantar, como na vida real, mas como sabemos isso não é válido, e no jogo não é diferente, sendo possível receber um cartão amarelo. Outro detalhe é que também será possível escolher quantos jogadores irão ficar na barreira.

NOVOS DRIBLES - agora o jogo irá contar com um sistema de dribles mais intuitivo e abrangente, algo mais inteligente, inspirado pelo melhor jogador do mundo Lionel Messi. O sistema de dribles completos permite que os jogadores encarem seus oponentes e usem toques precisos nos dribles, combinados com uma mobilidade real de 360º com a bola, tornando-os mais criativos e perigosos nas jogadas individuais. 

O sistema denominado "Precision System 2.0" promete levar o domínio total da bola visto em FIFA STREET aos gramados de FIFA 13. Isso fará com que o jogador tenha um maior domínio de bola, maior precisão, e mais facilidade para passar a bola de um pé para o outro e iniciar jogadas.

FÍSICA APERFEIÇOADA - Em FIFA 12 o Impact Engine foi muito criticado pelos jogadores, por cenas engraçadas que ocorriam. Mas isso já era de se esperar, pois se trata de uma Engine totalmente nova, e é muito previsível que aconteçam bugs. Mas a EA irá aperfeiçoar a física, e o motor gráfico e de física irá entender melhor as jogadas e os impactos.

Outra novidade é que vão haver empurrões, puxões de camisa, não somente no jogador com a bola. Os jogadores receberão animações específicas para esse tipo de jogada. Isso quer dizer que há a possibilidade de anti-jogo em um contra-ataque! Genial.

TOQUES REFINADOS - Em FIFA 13 a dificuldade para dominar a bola será ainda maior. Isso se dá por causa do novo sistema "Contextual First Touch" que se baseia na qualidade que o jogador recebe a bola, o sistema analisa a velocidade do passe, tipo do toque, peso da bola, posição do corpo, os atributos do atleta e o estado climático. Isso cria um elemento de variáveis e incertezas, tirando os toques perfeitos dos jogadores, criando mais oportunidades para a defesa recuperar a posse de bola. 

Na minha opinião isso é muito interessante, porque  os jogos se tornam mais realistas, menos robóticos. Agora a imprevisibilidade está dentro do jogo. Mas eu fico pensando se não tornará mais difícil ao se jogar com certos times, isso porque se o sistema avalia os atributos do jogador, se for um time um os passes e domínios de bola serão muito inferiores. Eu sei que mesmo hoje há diferenças entre um time bom e um ruim, mas agora será de forma mais acentuada.

ATAQUES INTELIGENTES - Os atacantes de FIFA 13 serão mais inteligentes por causa do "Attacking Intelligence", que dá aos jogadores ofensivos a possibilidade de mudar o curso dependendo da situação. Por exemplo, se antes os atacantes corriam em linha reta, agora ele pode sair do seu lado habitual, desviar dos zagueiros e se colocar no meio da pequena área para tentar facilitar o recebimento da bola.

Essa nova inteligência analisa o espaço, usa a estratégia para ultrapassar a defesa. 

"Os jogadores agora têm a inteligência para criar, ajustar ou alterar lances para aproveitar as aberturas no momento em que elas ocorrem, fazer entradas mara mover os defensores e abrir o caminho para os colegas de time e alcançar posições mais vantajosas para novas oportunidades de ataque."



PES 2013

TOQUE DE PRIMEIRA: PES 2013 expande as opções ao permitir, após um lançamento pelo alto, amortecer a bola e controlá-la instantaneamente.

CONTROLES MANUAIS: É algo inédito na franquia, o controle manual total dos passes e do chute. Com essa técnica pode ser determinada a altura e direção do passe. Outro ponto interessante é que na jogada "um-dois" pode ser escolhido qual jogador irá participar do lance.

DRIBLES: Dessa vez a Konami decidiu aprimorar os dribles tornando parte decisiva do jogo e não apenas confeite. O jogo está mais lento que o normal dos outros jogos. Para que o jogador tenha tempo possível para tomar uma melhor decisão.

GOLEIROS E DEFESA: Por causa da inovações de passes e dribles a defesa não foi esquecida e também recebeu suas melhorias para equilibrar o jogo. Outra novidade é quando o goleiro for repor a bola há uma barra de força, dessa maneira dando mais liberdade para o jogador.

De acordo com Tim Blair, gerente da marca PES na Konami, "a importância da América Latina e do Brasil para a empresa é massiva. O resultado de vendas de PES 2012 superou nossas expectativas. Globalmente estamos focados no Brasil e nos gamers daqui. Nunca fizemos tanto por um país e o retorno foi muito positivo." "Haverá novidades para os gamers brasileiros no novo jogo."

Para deixar os jogadores mais reais, os jogadores mais famosos tiveram seus rostos escaneados.





OPINIÃO DO MARMOTA CHEFE

Na minha opinião quem vai acabar levando o título de melhor jogo de futebol ainda é o FIFA 13. A inovação que seu antecessor trouxe foi muito grande, e agora em FIFA 13 eles vão corrigir os defeitos apresentados. O que era muito bom vai ficar ainda melhor. Eu gosto muito de PES, até pouco tempo atrás eu preferia a série da Konami, mas quando joguei FIFA 12 tive que rever meus conceitos e mudei totalmente de ideia.

E você? Qual é a sua opinião? Deixe aqui seu comentário.

Até mais minhas marmotas boleiras.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário