domingo, 10 de junho de 2012

E2 2012 - Balanço geral das conferências que ocorreram - Por Paulinho Braga



E ae povo da Bragames Brasil, hoje vou comentar sobre o que eu achei de melhor e o que achei de pior na E3 2012, maior feira de jogos eletrônicos do mundo.

Antes da feira propriamente começar foram realizadas algumas conferências por grandes empresas do ramo de jogos, entre elas estavam a Sony, Microsoft, Nintendo, Ubisoft.

A conferência da Microsoft foi boa, mas não foi a melhor. Teve destaque pelo jogo de corrida Forza Horizon e pelo Xbox Smart Glass, que se trata de um serviço que fará conexão entre o Xbox 360 e os tablets e smartphones. Muito boa a ideia, mas eu ainda gostaria de ver no futuro como será feito na prática. Foi feito um vídeo demonstrando como ele funcionaria, mas às vezes os vídeos não demonstram a realidade. E como o esperado não foi anunciado um novo console da Microsoft. 

Já a conferência da Nintendo foi a mais fraca na minha opinião. Os jogos trazidos para o 3DS já eram títulos esperados, não houve novidade. E quanto ao grande assunto Wii U, não foi legal. Foram mostrados jogos hardcore e jogos casuais, mas os jogos hardcore apresentados não foram tão inovadores. A conferência focou muito no jogo Nintendo Land, que funciona como um jogo para mostrar todas as formas de utilização do console, tudo o que ele pode fazer, mas é um jogo muito infantil e que diverte mais se for jogado em grupo, sozinho se torna cansativo.

A impressão que deu é que eles queriam mostrar tudo o que era possível fazer com o novo controle, "olhe, esse controle é muito legal, você precisa comprar o Wii U por causa desse controle".

O grande destaque do Nintendo Wii U se deu por conta do Zombie U, um jogo de zombies e que agradou muito ao público. Eu particularmente gostei da interação do GamePad (controle em forma de tablet) com o jogo, trazendo novas possibilidades e formas de se jogar um título. Os jogos hardcore mostrados foram Batman Arkham City, Zombie U, Assasin's Creed 3, Rayman Legends.

 Mas um ponto que eu levanto foi dos comentários que eu li. O Wii U é um console da próxima geração, mas com gráficos da geração atual. Isso ficou muito estranho. Eu não entendo o porquê da Nintendo fazer isso. A apresentação da Nintendo deixou a desejar, e eles poderiam ter aproveitado melhor o espaço que tiveram para mostrar outros títulos que agradassem ao público mais hardcore, pois eles falaram que perderem este público e iriam trazer jogos para atraí-los novamente. Mas foi fraco. Até agora eu não consigo ver a necessidade de comprar o console. Isso porque agora jogaremos Mario pela milésima vez, mas de uma forma diferente. 

A conferência da Sony, por outro lado, foi incrível. Os jogos apresentados foram muito bons. "Playstation All Star Battle" é um jogo onde serão reunidos os mascotes da Sony, será uma espécie de Smash Bros. da Sony. O jogo também será lançado para PsVita, e haverá uma interatividade entre o PS3 e o console portátil, os jogadores de cada console poderão jogar entre si. Outro destaque se deu em God of War Ascension. A história do jogo será passada antes de todos os jogos da série, aqui o Fantasma de Esparta está mais fraco e mais humano. Durante a conferência foi mostrado um trailer com uma gameplay demo. Agradou muito aos fãs. E para fechar a noite o tão aguardado "Tle Last of Us", o game trás um gênero de sobrevivência, e foi mostrado um trailer de uma gameplay demo. O jogo é tenso e adulto. Agradou a todos. E como o esperado, também não houve nenhum comentário a respeito de um próximo console.

E por fim, tivemos a conferência da Ubisoft, que para muitos foi a mlhor conferência de todas. Diversos títulos foram apresentados, como "Assassin's Creed 3", foi mostrado um vídeo onde haverá batalhas em auto-mar, os gráficos estão belos e só fez com que a ansiedade por esse jogo aumentasse. Outro jogo que agradou muito ao público foi Rayman Legends que será lançado para o Wii U. Será um jogo em plataforma com gráficos em 3D, ele segue a mesma fórmula que agradou a todos em "Rayman Origins". E o destaque ficou com "Watch Dogs", sem dúvida a grande novidade da feira e muito provavelmente o melhor jogo apresentado. Neste jogo o personagem principal pode controlar objetos eletrônicos, aparelhos celulares, fechar sinais de trânsito para causar batidas e poder chegar próximo ao seu alvo para poder matá-lo. É um game de ação em terceira pessoa que inova muito. Foi uma surpresa muito agradável. Os gráficos são muito bonitos, e o jogo tem tudo para ser um grande sucesso. Não foi divulgada a plataforma para esse game.

Esse foi o balanço geral e a minha opinião das principais conferências que ocorreram durante a  E3 2012.

Até mais minhas marmotas,

Marmota chefe, falando diretamente da redação Braga,

Paulinho Braga

Cobertura - E3 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário